quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Poesia na sala de aula


A poesia nas séries iniciais precisa ser trabalhada de forma que a criança sinta-se motivada, encantada com o mundo poético, aguçando sua curiosidade natural e gosto pela leitura. Aí entram os professores enquanto mediadores da leitura.
            É um equívoco trabalhar a poesia pela poesia, sem trazer algum significado lúdico, o que faz parte do universo infantil. A poesia pode ser trabalhada de diversas formas, bastando o interesse do professor em contagiar a criança pelo prazer de ler.
              Brincar com as palavras de várias maneiras, seja por meio de músicas, teatros, mímicas, versos, rodas cantadas, artes...há um universo a ser conquistado, basta diversificar, brincar!!!!! 

Lúcia Santos
por Lúcia Maria Oliveira dos Santos - quarta, 1 dezembro 2010, 22:57
 

É necessário que nossos alunos sejam seduzidos para a leitura.Devemos levar em conta a bagagem cultural, levando em conta as experiências vividas pelo nosso pequeno leitor.Nesta perspectiva a leitura como um processo amplo de compreensão, emoção e prazer enriquecido com expressões simbólicas e formais,onde esse leitor consiga por em prática sua memória cultural que o levará a decodificações futuras, formando um leitor capaz de exercer sua criatividade e criticidade, diante do que lê,para tanto é necessário um estímulo contínuo para o contato desse aluno com a leitura e revele a esse individuo um prazer singular.A formação do leitor só acontece quando mediada, praticada e vivenciada de forma prazeirosa, e não imposta, obrigatória.As leituras guiadas por diferentes objetivos, modificam o leitor e produzem efeitos variados e positivos e isso precisa ser vivenciado em nossos salas de aula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário